sábado, 3 de maio de 2008

Não tive tempo para pensar no título!

Pelo visto minha amiga extra-terrena está passando pelas mesmas situações que eu
simultaneamente.
Falta de tempo. Isso é uma das coisas que mais nos deprime ultimamente.
Falta de tempo para conversar, para encontrar pessoas queridas, para malhar,
para ler bons livros, para cumprir as atividades acadêmicas, para começar uma atividade nova, para não fazer nada, enfim, falta de tempo para TUDO. E parece que quando encontramos tempo para fazer algumas dessas coisas, temos a sensação de não termos feito como deveríamos. (porque na verdade foi na pressa, de última hora, na última chance...)
Refletindo, me perguntei para "o quê" vivemos se não é para nós mesmos.
Será que essas obrigações cotidianas do mundo dos terráqueos contribui para a nossa auto-realização ou só para a realização do mundo?
Ok. Uma coisa tem relação com a outra, ou seja, com o TODO, mas por que diabos o mundo sempre fica com a maior parte?


"Entende-se que a motivação é o resultado dos estímulos que agem com força sobre os indivíduos, levando-os a ação. Para que haja ação ou reação é preciso que um estímulo seja implementado, seja decorrente de coisa externa ou proveniente do próprio organismo. Esta teoria nos dá idéia de um ciclo, o Ciclo Motivacional."
Trecho do texto sobre a pirâmide motivacional de Maslow -

De onde tiramos tanta motivação para realizarmos diariamente coisas que, no fim do dia, ainda nos deixam a sensação de insatisfação?

O mundo tem mais de mim. O mundo tem mais do meu tempo. O mundo me vê muito mais
do que eu mesma consigo (porque não tenho muito tempo nem pro espelho..) O mundo usufrui muito mais das minhas capacidades e habilidades do que eu mesma que sou a proprietária delas.
Ou seja, onde EU estou nessa história? Como continuar a busca pelo tão almejado auto-conhecimento se não há espaço para isso?
E ainda dedicando mais ao mundo e ao outros, abdicando da nossa maior (melhor) parte para contribuir no todo, a verdade é que a maioria de nós continua sendo somente um grãozinho de areia. Uma partícula de farelo da farinha de trigo da MASSA. Uma gota. E muitos se conformam em ser exatamente assim.
Isso é a realidade. Por isso que falta tempo. Tempo para se olhar, se gostar, se descobrir, se valorizar, se mostrar verdadeiramente e para finalmente perceber que mesmo sendo somente um grão, és um grão importante, fundamentel e indispensável. E que sem você, todo o resto será sempre incompleto.

Maslow: Não tem um atalhozinho para o topo não?

1 comentário:

Anónimo disse...

"O mundo tem mais de mim. O mundo tem mais do meu tempo. O mundo me vê muito mais
do que eu mesma consigo (porque não tenho muito tempo nem pro espelho..) O mundo usufrui muito mais das minhas capacidades e habilidades do que eu mesma que sou a proprietária delas."

amiga...amei! texto muito bom pra vc se estrear no blog...adorei essa passagem, é a nossa cara!

bjuuu...adoro tu, sou tua fã!
que venha o cine-pe.
hahaha..
bjus