quinta-feira, 8 de maio de 2008

Adobe, a febre


Eu sei, eu sei. O mundo está tomado pela Adobe. Adobe Photoshop, Adobe Illustrator, Adobe Indesign. Fora o Freehand que agora é da Adobe, fora o Flash, Dreamweaver e Fireworks, que são Adobe também. É o monopólio da cultura digital. E o Coreldraw? Ok, designers de plantão, podem descer o sarrafo em mim. "Como assim o Corel? Pirou menina? Isso é coisa do passado! Como uma diretora de arte vem falar em Corel?"Ok. Crucifiquem. Mas as coisas não são bem assim. Por mais que o mundo esteja dominado pela Adobe, temos que dar o crédito ao Corel.

Eu sei que o Corel era um programa feito para leigos brincarem de vetorizar e o mundo acabou transformando num programa com intuito profissional. Também sei que o Illustrator era um programa profissional que os leigos começaram a usar para brincar e que o Illustrator consegue comunicar com todos os outros programas da Adobe (que domina o mundo). Contudo, diga-se de passagem, quer seja para brincar ou para trabalhar, o Illustrator complica nossa vida. Eu ainda sei que o Illustrator era para ser uma junção mais ou menos funcional do photoshop com um programa próprio para vetor. Enfim, foi mal construído então. Apesar disso, o mundo está tomado por um febre de Adobe. Ninguém em sã consciência diz que Illustrator não presta, e não diz mesmo. Vivemos todo numa ferveção, com a temperatura gráfica elevada e ninguém consegue ver nem mesmo o defeito mais óbvio.

E todo este texto é só para dizer o quanto o Corel, apesar dos seus defeitos, é o programa mais fácil para ilustradores (minha opinião). As ferramentas são mais simples, são precisos menos passos para fazer qualquer coisa, apenas os objetos selecionados podem ser exportados, editar, mover, retirar ou acrescentar nós é menos complicado, fazer interseções também, abrir várias páginas num mesmo arquivo é possível, os atalhos são menos complexos, fazer transparências, gradiente e aplicar texturas é fácil demais, fazer powerclip, distorcer o texto, criar espirais e manipular sombras é mais fácil ainda. Mas o que realmente faz falta ao Corel é o Lens Flare do Illustrator. Sim, aquele reflexo de sol de máquina fotográfica. Se não entenderam o meu texto, podem procurar alguns tutoriais.


CRÉDITOS

À Adobe pelo Lens Flare,
Ao Photoshop pelos pincéis,
Ao Corel, por facilitar minha vida de ilustradora.

Obs.: Quem quiser pode me dar uma descompostura. Mas só se for ilustrador.
Pink e Brain (traduzindo: Pinky e Cérebro) estão por trás desta dominação do mundo. Com toda a certeza.

Auf wiedersehen.


4 comentários:

Anna Terra disse...

A Adobe vai comprar o Word??
Ai que medo..
Qual recurso eles poderiam tirar do meu programa tão singelo?
Talvez alguma formatação de texto ou de parágrafo que eles achem inútil para o objetivo deles de dominar o mundo..

Secretárias e redatores! Vamos nos juntar em prol do nosso grande WORD!!

E Apple Works é o caralho..

catarina souto disse...

como atendimento de atendimento, prefiro me abster de comentários neste post.

Jana disse...

Ainda bem que essa futura dupla extra-ordinária de extra-terrenas dividem justamente as funções.
50% para você que entende TUDO do NADA que eu sei!
Isso é maravilhoso! Me sinto ainda mais extra-leiga quando leio qualquer assunto relacionado a tudo isso aê que você falou..
Como era o nome do negócio mesmo..?

Anónimo disse...

to contchigo e nao abro! kkkkkkkk