sábado, 3 de maio de 2008

Luz, câmera, ação!

O título é ridículo, óbvio e clichê, mas o post não.

Hoje foi dia de CINE-PE. Como diz minha extra-terrena amiga, dia de alimentar a alma. Sim por que às vezes cansa só comer as ervilhas enlatadas americanas. Tudo bem que este ano os filmes que ganharam o Oscar estavam longe de ser enlatados, contudo preciso deixar aqui o meu parecer: não eram ervilhas enlatadas, mas estavam podres. Não gostei.

Este ano assisti bons filmes no Cine PE. Como sempre. Novas linguagens, mensagens sutis, olhos e ouvidos aguçados. "Dossiê Rê Bordosa", animação do Angeli (Chiclete com Banana), muito boa. Boa para dar boas risadas. O público aplaudiu horrores. Graças à minha amiga vip, ficamos na áreazinha vip da platéia, não enfrentamos fila pra entrar e me sentei ao lado do sósia de Francisco Brennand, que não aplaudiu absolutamente coisíssima nenhuma. Com certeza ele era algum diretor esperando seu filme rodar para dar a graça do seu aplauso.

"Os filmes que nunca fiz", muito bom também. Parece bem com a minha vida, mas no meu caso seria "Os livros que nunca escrevi". Tenho um sério problema de manter a linha lógica das narrativas.

"Nossa vida não cabe num opala", sensível. Com Milhem Cortaz, Jonas Bloch e Maria Luiza Mendonça. Triste, sublime, extremamente humano, derrotado. Muito bom. Cortaz se superou.
O filme tem uma cena que para mim simbolizou todo o conceito: um chão cheio de folhas secas voando com o vento. Isso me desperta duas coisas: a vontade de ser aquelas folhas sem compromisso, ser um corpo que só o vento sabe pra onde levar; a tristeza de ser aquelas folhas cujo destino só o vento pode dizer. Estranho né?

Bom, são essas as minhas considerações como espectadora. Vou ser crítica de arte.
A melhor parte da noite foi a conversa intensa e contínua com a outra extra-terráquia deste blog e rever de longe Léo Falcão, que um dia deu uma aula só para a nossa turma de 7 pessoas. Muito bons os seus desenhos de figuras rupestres no quadro.

Do mais, devo dizer que o dia de hoje me lembrou várias pessoas,
especialmente duas que não estão agora em Recife, mas que deveriam estar.


Auf wiedersehen.

2 comentários:

Jana disse...

É. Fiquei muito feliz quando lembrei que tinha essas 2 entradas Vips para o Cine-PE e mais feliz fiquei quando lembrei também que tinha a melhor companhia do mundo para ir comigo hoje em busca desse alimento tão necessário.
Foi muito legal a noite. Os filmes foram ótimos, mas melhor que "Os filmes que eu não fiz" foram os filmes 'que você não viu' esse final de semana. As cenas foram MUITO REAIS e eu tenho certeza que narrei de uma forma tão convincente que você deve ter tido uma ligeira sensação que tudo aquilo aconteceu comigo. Não é verdade?

Impressionante como ela tinha a mesma fome que eu...

catarina souto disse...

também coloquei uma crítica do cine pe no meu blog, mas não foi bem em relação aos filmes. =P

Auf wiedersehen e au revoir são primos?