domingo, 12 de julho de 2009

Preconceito versus Constatação

Preconceito
s.m. Forma de pensamento na qual a pessoa chega a conclusões que entram em conflito com os fatos por tê-los prejulgado.



Há uns tempos atrás uma amiga minha escreveu uma frase que causou um rebuliço cibernético. A frase inclusive ganhou um concurso e, obviamente as pessoas não poderiam ter ficado mais descontentes. O fato é que essa amiga dizia na frase que o seu pretinho básico (um vestido) tinha pedido alforria e saído do armário direto para o seu corpo. Era algo deste tipo. Nada de mais. Não foi de se surpreender, claro, que dezenas de pessoas se manifestaram, acusando-a de preconceito por ter feito uma alusão, bem despretenciosa diga-se de passagem, sobre o vestido pedir alforria e a escravatura dos negros que um dia pediram alforria. Não foi de se espantar também que ela recebesse comentários irônicos e sarcásticos de que, com certeza, ela era loira, dos olhos azuis, racista, preconceituosa e nazista e que obviamente fez aquela frase com o intuito terrível e bla bla bla. Preconceituosa. Pois eis que todo mundo que comentou foi mais preconceituoso do que ela poderia ter sido com uma frase tão simples. Pois essa amiga minha é morena, bem morena, cheia de melanina na pele, cabelos escuros, olhos castanhos e longe, bem longe de achar que um 'pretinho básico que pede alforria' poderia ser um escravo negro pós-moderno.

Este caso é só para ilustrar que qualquer coisa, forte ou não, pode criar polêmica e incomodar profundamente as pessoas por simplesmente tocar num assunto do qual ninguém quer ouvir. Nínguém quer ouvir que um dia os negros foram completamente explorados, maltratados, e extirpados do seus direitos mais humanos. Por isso, qualquer alusão ao negro é vista logo de forma ofensiva e preconceituosa quando, na verdade, o preconceito parte de quem interpreta. E isso é tão, mas tão institucionalizado na cabeça do povo e da nação, que foram criadas as cotas raciais para compensar historicamente o mal que o mundo causou aos descendentes de africanos e com essas cotas comprovamos que mais uma vez os negros são tratados de forma desigual. Constitucionalmente desiguais. Preconceito.

dizer que um negro é negro, é preconceito.
dizer que um anão é anão, é preconceito.
dizer que o feio é feio, é preconceito.
dizer que o horrível é horrível, é preconceito.
dizer que o gordo é gordo, é preconceito.
dizer que o estúpido é estúpido, é preconceito.

dizer que o branco é branco, é constatação.
dizer que o alto é alto, é constatação.
dizer que o bonito é bonito, é constatação.
dizer que o inteligente é inteligente, é constatação.
dizer que o magro é magro, é constatação.

dizer o negativo é negativo, é disfemismo.
dizer que o positivo é positivo, é pleonasmo.

Por que é uma ofensa, um preconceito, um nazismo, uma idiotice, uma barbaridade, uma ofensa, um absurdo, dizer que as coisas são como são. Que as pessoas são como são. Que os negros são negros, que os brancos são brancos, que os gordos são gordos, que os gays são gays, que os feios são feios, e que todo mundo vê e que não precisa fazer préjulgamentos daquilo que está vendo, por que é visível e a conclusão corresponde com os fatos. Constatação.


Créditos

A todas as mulheres baixinhas demais, do quadril e dos ombros largos demais, da boca grande demais, dos olhos completamente sem cílios, nada de especiais que alguém no mundo deve achar que são lindas, perfeitas, incríveis, loiras, altas e magras, quando na verdade são normais.

1 comentário:

catarina souto disse...

adorei! :)
beijos da nega do cabelo de progressiva, cata.