sábado, 22 de novembro de 2008

Enterrando os fantasmas



...Porque nem tudo que está morto está necessariamente enterrado...
Os fantasmas são pessoas, situações fracassadas ou possibilidades que não aconteceram. Diz respeito a tudo e a qualquer coisa. É aquilo que incomoda, pertuba e atrasa a sua vida para o “novo” o “vivo” o “possível”.
Conviver com fantasmas pode ou não ter uma parcela de culpa do assombrado. Alimentar a nostalgia do passado atrai os fantasmas como o açucar atrai formigas. Em alguns casos, a culpa não é só parcial como total da pessoa que se diz vítima desse mal. Mas o mais grave mesmo é quando você perde o medo deles e passa a conviver numa boa com isso, como se fosse parte saudável e necessária da sua vida, o que não é.

Vamos partir do início:
1-Um plano, objetivo ou relacionamento não deu certo.
2-Você tentou de outras formas e outras vezes.
3-Chegou num momento tal que você percebeu que aquilo não teria mais chance alguma.
4-Você desistiu e respeitou as circustâncias que te provaram que não daria mais. (vale salientar que respeitar algo não é sinônimo de “se conformar”com tal...)

Só que lembrar o “se” constantemente é um vício que atormenta. As lembranças do que você idealizou, viveu e até do que poderia ter sido perseguem aqueles que não conseguem verdadeiramente entender o fim das coisas.
Se tivesse dado certo...
Se eu tivesse conseguido...
Se tivesse acontecido...
Se eu tivesse falado...
Se eu tivesse ido...
E outros zilhões de “Se”.

O “se” só deve ser lembrado uma vez resumindo-se numa única frase:
Se tivesse que ser, teria sido!
E aproveitando que o ano está acabando, desejo a todos que encontrem a melhor maneira de afastar seus fantasmas internos e os que ainda estão muito vivos por aqui, lembrando que é você quem os atrai, e só VOCÊ que tem o poder de enterra-los para sempre.
E por mais perceptiva que eu seja, mesmo sabendo que tenho o dom pra isso, a partir de agora, EU NÃO ACREDITO MAIS EM FASTASMAS.

5 comentários:

Carol Burgo disse...

adorei o texto susue!!!
e esse desenho?? foi tu q fez??? pk ficou massa tbm! adoreiii...a bonequinha eh a tua cara! cheia de cabelo!!! hehehe

bjoos

Jana disse...

A bonequinha tu acertou quem era, agora adivinha os nomes dos fantasmas! Essa é difícil!!!
hahahahaha :P Beijoss, Susue!

Anónimo disse...

Uau!

Bom, desculpe a invasão...rs
Primeiro tenho que dizer que desde ontem comecei a procurar o outro blog que vc colabora (brechó online) e tudo começou quando vi sobre ele no Jornal Hoje.
Enfim, como adoro fuçar coisas na internet, resolvi que deveria procurá-las e foi assim que cheguei até aqui.
Agora posso voltar com o Uau!...rs...bom, não li outros dos seus textos ainda, mas esse último dos fantasmas me caiu como uma luva.
Coincidência ou não é exatamente meu momento, uma pessoas assombrada pro fantasmas e o pior acho que começando a entrar no estágio de não temê-los mais.
Um deles realmente já convive comigo e as vezes me questiono se quero me livrar dele. Parece que o medo não é do fantasma em si, mas de deixá-lo partir.
Estranho isso...
Bom, adorei seu texto e definitivamente preciso fazer a Caça-fantasmas e me livrar de todos eles, pq fossem bons não seriam fantasmas e sim coisas presentes na minha vida, né!rs

Obrigada pelo texto/carapuça e parabéns!

bj

Jana disse...

Olá você que não conheço do comentário UAU acima,
Primeiro: Não sou uma das garotas do blog brechó. Sou a melhor amiga de uma delas(Carol),e dividimos este espaço para registrar aqui momentos e fases de nossas vidas em forma de metáforas, contos e derivados. :D
Espero ter ajudado de alguma forma com a reflexão que sugeri no texto.
O primeiro passo é reconhecer o problema, logo, você está no caminho certo! :D
Não acredito mais em fantasmas, mas que eles existem, existem...

Anónimo disse...

SOLTE ELA......