segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Pânico na psique! O superego sumiu!

Id: Caracteristicas atribuidas ao sistema incosciente. O id representa a porção inacessível a princípio, inconsciente, de uma espécie de repositório de emoções, lugar onde residem os conteúdos ocultos, caracterizadores do que realmente somos; É regido pelo principio do prazer e da satisfação.

Superego: Representa a censura das pulsões que a sociedade e a cultura impõem ao id, impedindo-o de satisfazer plenamente os seus instintos e desejos. É a repressão, superego é simplesmente a consciência, o que controla e limita nossas atitudes impulsivas. Pode-se afirmar que o superego é o conjunto de valores que vamos gradualmente adquirindo em nossa convivência com a sociedade. É o superego que diz o que se deve ou não fazer, se quizermos existir com o mínimo de harmonia.

Ego: O ego finalmente, é o eu psicológico, ponto de convergência entre o id e o superego. Do embate entre esses dois elementos pode nascer ou não um ego estruturado, responsável pelo hipotético ser humano estruturado que somos ( ou seríamos)...

Ok. Depois dessa maravilhosa aula freudiana eu poderia dizer que o meu superego simplesmente sumiu. Acredito que pela primeira vez ele "se deu férias" já que conscientemente eu nunca permitiria. Mas ter sumido não foi tudo, ele deixou no lugar dele o ID, que ao invés de ajudar a arrumar o que já está bagunçado, conseguiu deixar tudo fora do lugar. Ainda mais.
Não estou conseguindo entender minhas atitudes, reações e impulsos. Na verdade eu não estou me entendendo.
Simplesmente de umas semanas para cá eu tenho sentido uma enorme necessidade de gratificar as minhas necessidades de todas as naturezas e a última coisa que está me preocupando é a consequência disso tudo. Só sei que estou sendo completamente contraditória a tudo que sempre defendi como sendo o correto (como se eu soubesse o que é realmente certo) .. e estou priorizando os meus desejos imediatistas, o que é atípico da garota emotiva mais racional que eu conheço. Falar e fazer são os verbos de ação mais presentes na minha vida nesse momento. Pensar já foi. Tudo menos pensar. Sim, SiM, SIM. Só não entendo mais o "NÃO".
Bem, não sei se essa fase é uma etapa necessária para minha evolução que eu acabei pulando um dia e só percebi agora que precisava voltar nela para fechar um ciclo, não sei por quanto tempo isso vai durar, nem se existe vida depois disso, a única coisa que posso dizer é:
ID, pega o beco de volta pros quinto do iceberg do incosciente de onde tu nunca deveria ter saído porque tu deitasse e rolasse aqui e agora quem vai ter que limpar tua sujeira sou eu!!!
OBS: E quer saber, esse post não teve moral nenhuma, até porque o superego está ausente e era ele o responsável pela moral e lógica das coisas. Não estou em condições de encontrar explicações para nada!
Obrigada pela compreensão.

2 comentários:

Anónimo disse...

se eu ja nao soubesse da sujeirada toda desse id eu juro que não ia entender as metaforas. mass...a unica coisa que posso dizer é que o id nao suja à toa. às vezes a sujeira é boa. hahahahaha... sempre quis que tu jogasse teu superego fora por uns minutinhos e aproveitasse a vida susue...fico feliz pela tua sujeira interior. ta otimo assim..pelo menos tu tem historias novas pra me contar! hahaha BABADOS!

te amooo susueeee...otimo post, como sempre. =)

Anónimo disse...

Lindona
não conhecia este link, amei!
Amei a aula freudiana!!!
Amei a liberação do Id
depois quero saber dele todooo
te amo
bjão